Características da água

Sucesso! Sua solicitação foi enviada com sucesso.
Erro! Tente novamente mais tarde.

As três principais características da água mineral de Termas do Gravatal:
- a temperatura média (isotermal 37° C);
- a radioatividade na fonte (24,8 Unidades Maches);
- a escassez de sais minerais (oligomineral).

Ela também é levemente bicarbonatada carbogasos. As características físicas, físico-químicas e químicas da água são adquiridas durante a sua passagem pelas fraturas da rocha granítica encaixante.

A temperatura da água mineral do Gravatal pode ser atribuída aos seguintes fatores:
a) gradiente geotérmico;
b) a influência de águas juvenis e vulcânicas;
c) à reações físico-químicas;
d) à desintegração de elementos radioativos.

Em áreas de costa continental estável, onde existem evidências de vulcanismo recente, considera-se em média, que a cada 33 metros de profundidade que desce, o gradiente geotérmico, no termômetro aumenta de 1° C.

O gradiente geotérmico começa logo abaixo dos 20 metros que ainda sofrem influências da temperatura ambiente, de superfície.

É bem provável que a água mineral do Gravatal, antes de aflorar novamente em superfície, desça a uma profundidade mínima de, pelo menos, 1.241 metros 20 + (37° C x 33 m/° C), abaixo do solo. O vulcanismo também apresenta importância no aquecimento das águas juvenis quentes, como pela influência que exerce sobre a temperatura da crosta continental e conseqüentemente, das águas circulantes.

Certas reações químicas como oxidação ou mesmo hidratação (de minerais) bem como o decaimento isotópico de metais radioativos podem, também, contribuir com o aumento da temperatura (termalismo) das águas minerais.

Acredita-se que a radiatividade da água mineral de Termas do Gravatal (24,8 UM), bem como das demais águas radiotivos da Província Thermo-radioativa do Sudeste Catarinense, provenham também da incorporação do gás radônio (86RN238), mais precisamente do metal rádio (88RN226), contido nos minerais acessórios (esfeno, zircão, monazita, apatita, ilmenita, etc...) dos granitos e principalmente dos granitos alcalinos do embasamento. Salienta-se que a meia vida do radônio é de apenas 3,8229 dias e que após este período ele se transforma em um semi-metal, o polônio (84RN218).

  • 20 anos
  • Gravatal

    "Qualidade de vida, aqui você encontra!"

    gravatal
  • Indicadores

    CUB/SC - SETEMBRO/2019:
    1.917,81 %

    IGMP - setembro/2019:
    3,1665 %

  • Enquete

    Qual a sua preferência na compra de imóvel em Gravatal?